Inicio

BIBLIOTECA PÚBLICA

Veja a aula de php cliando aqui .


A biblioteca pública, assim como a escola, a delegacia, o centro de saúde é um serviço público tradicional e conhecido do morador da cidade, isso não significa que seu papel esteja claro e tampouco seja imutável.

Qual o papel da biblioteca pública em cidades onde as necessidades de cada região diferem substancialmente? Quais as medidas a serem implementadas que coloquem a biblioteca mais sintonizada com os interesses de uma população heterogênea que tem em seus anseios convergências e contradições?

Um sistema democrático de acesso à informação e a leitura deve respeitar a diversidade de interesses e abrir possibilidades de integração do indivíduo no campo decisório desse sistema.

Não se trata, portanto, de apresentar ao cidadão mudanças que venham a transformar o sistema das bibliotecas públicas em algo que ele não possa compreender e participar sem paternalismos. Isso já existe e está provado: não funciona.

Essas questões que à primeira vista parecem óbvias e redundantes, possivelmente sintetizam os desafios que enfrentamos diariamente na biblioteca pública. A necessidade de mudança é consenso, mas mudar, o quê, e para quem?

Uma política para a biblioteca pública, como de resto qualquer política que vise contemplar o interesse público, não pode ser colocada de forma acabada, mas deve respeitar processos e etapas. A clareza, a objetividade são elementos essenciais, a participação democrática, indispensável.

O elemento livro ou qualquer suporte que veicule informação é um ingrediente fundamental para compor o imaginário de uma cidade. Relacionar o índice de qualidade de vida ao acesso à leitura e informação é uma decisão que pode mudar o rumo de uma cidade.

Tanto se fala em promoção da leitura e formação de leitores, e muitas vezes é esquecido o fato de ser a biblioteca, um dos principais espaços da leitura e da informação.